Quem somos

My Photo

Agência de modelos criada em Santa Catarina em 2003.

Atualmente a sua matriz está no Rio de Janeiro, com unidades em São Paulo, Paraná e Bahia..

"Saúde"

TPM - Verdades e Mentiras

1. Ficar mais sensível ou irritada e culpar a TPM é mera desculpa.
Depende. A TPM existe e tem, até hoje, causa desconhecida. A maior parte das mulheres afetadas pela tensão pré-menstrual sofre do problema em grau leve (quase imperceptível) e moderado (com alguns sintomas incômodos). A minoria apresenta o grau severo. Nesses casos, é preciso ajuda psiquiátrica. Há cerca de 180 sintomas relacionados à TPM. Ela caracteriza-se pela soma de alguns deles, que surgem entre sete e dez dias antes da menstruação e repetem-se por três meses seguidos. Caso isso não aconteça, pode ser desculpa feminina.

2. Só a irritabilidade e o inchaço já configuram a TPM.
Verdade. Se esses sintomas aparecerem juntos entre sete e dez dias antes da menstruação, podem caracterizar a TPM. Mas, isoladamente, eles podem não ter relação nenhuma com ela.

3. Só mulheres com mais de 30 anos sofrem com a TPM.
Mentira. A TPM pode se manifestar em mulheres de qualquer idade. É mais comum que apareça um ou dois anos após a primeira menstruação. Mas é importante não confundir aquela irritabilidade típica das adolescentes com TPM. É menos comum mulheres com mais de 35 anos apresentarem um quadro de TPM.

4. A TPM é um quadro que só afeta o humor.
Mentira. Alterações de humor são uma das características da TPM. Mas também são alterados o apetite, a fisiologia intestinal, podem ocorrer gases, dor de cabeça, alteração do sono, alteração nas mamas, dor e inchaço, entre outras coisas.

5. Há mulheres que ficam com o comportamento tão alterado que tornam-se violentas.
Verdade. A mulher que apresenta o quadro severo da tensão pré-menstrual pode ficar mais agressiva. Mas isso não é muito comum.

6. Exercício físico agrava os sintomas da TPM.
Mentira. Qualquer exercício físico, como ginástica, esporte ou até relaxamento, melhora os sintomas. Isso porque a prática esportiva libera endorfina, substância que dá sensação de bem-estar. O exercício é indicado.

7. A alimentação não contribui para manifestação dos sintomas.
Mentira. Os médicos orientam a mulher com TPM a evitar certos tipos de alimento, como chocolates e comidas gordurosas, bebidas como café, chá preto e chá mate. O sal também deve ser cortado, para não propiciar retenção de líquido e inchaço.

8. TPM e síndrome pré-menstrual são a mesma coisa.
Verdade. Na realidade, o termo correto é síndrome pré-menstrual, ou SPM, já que é caracterizada por uma série de sintomas juntos. Mas o termo TPM foi o que se popularizou.

9. Não há tratamento para a TPM.
Mentira. Há tratamentos com diuréticos e vitaminas, mas pesquisas mostram que cada caso é um caso. Foi comprovado que os placebos (medicação sem princípio ativo, portanto sem finalidade) melhoram os sintomas em 30% a 40% das mulheres. Apenas 2,5% das mulheres têm, porém, TPM em nível severo, que merece mais cuidado.

10. Mulheres na TPM podem ter desejos de comer frutas exóticas.
Verdade. Algumas mulheres podem ter desejos de comer determinados alimentos que não incluem normalmente em sua dieta diária.

11. Medicamentos fitoterápicos e vitaminas não funcionam.
Não se sabe. Assim como há mulheres que vêem seus sintomas diminuírem ao tomar anticoncepcional, há também as que têm o quadro alterado com o tratamento à base de fitoterápicos e de vitaminas. Depende do organismo de cada mulher.

12. Pode-se tomar diuréticos sem acompanhamento médico.
Mentira. Não se deve tomar nem aspirina sem acompanhamento médico.

13. As causas da TPM podem ser apenas de fundo psicológico.
Verdade. Normalmente, essa é a principal causa da TPM. Mas, como ainda não se desvendou o mistério, não se pode ser categórico nessa afirmação. Causas fisiológicas, como as hormonais, também provocam TPM.

14. A mulher na TPM pode engordar até 1 quilo.
Verdade. Se a mulher tem propensão a reter líquidos e ingere sal demais no período antes da menstruação, pode aumentar seu peso entre 500 gramas e 1 quilo em função do inchaço.

5. A gravidez faz com que os sintomas de TPM desapareçam.
Verdade. Como há a ausência de menstruação, a mulher não tem TPM.

16. Não há relação entre depressão pós-parto e TPM.
Verdade. Depressão pós-parto não tem relação direta com a TPM. O que pode acontecer é a mulher ter algum problema psiquiátrico que se manifesta no período de TPM e que pode voltar no período pós-parto.

17. Vida sexual intensa atenua a tensão pré-menstrual.
Verdade. Ter vida sexual intensa significa ter atividade física intensa. E o exercício libera endorfina, que dá sensação de bem-estar.

18. Mulheres em período de TPM são mais propensas a usar drogas.
Verdade. Mulheres com problemas emocionais podem recorrer a drogas e álcool para diminuir suas carências.

19. Mulheres depressivas são mais suscetíveis à TPM.
Verdade. Quem já tem um quadro depressivo pode piorar nessa fase.

20. Algumas mulheres têm alterações na pele no período que antecede a menstruação.
Verdade. Não é o sintoma mais comum entre as mulheres, mas é possível que isso ocorra.

 

Consultoria: Mauro Abi Haiddar, chefe do setor de ginecologia endócrina e climatério da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo);
fonte: Revista Criativa